sábado, 19 de julho de 2008

"Assunto Sério" nº3



"Vício (do latim "vitium", que significa "falha ou defeito") é uma tendência habitual para certo mal, sendo oposto à virtude
O vício é uma mistura de fenômenos que se relacionam ao sentimento de amor, à necessidade e ao prazer. A pessoa que tem vícios busca alívio para suas dores tentando compensá-las de alguma forma.
O vicio é um hábito repetitivo buscando algum tipo de alivio a curto prazo. Tendo sempre consequencias negativas e destrutivas a longo prazo."

in: Wikipedia.org


Neste post vou falar sobre um vício que se tem vindo a falar nos últimos tempos.


Vicio em Jogos de computador (também se incluem os jogos de consolas e etcs)


A cada passo encontramos novos jogos disponíveis para o nosso computador. Quer seja numa loja de informática, quer seja num site aleatório enquanto procuramos um jogo de tetris para matar o aborrecimento.


E encontramos os MMORPG.


Massive Multiplayer Online Role-Playing Games.


Massive - Em massa


Multiplayer - vários jogadores


Online - óbvio, na Internet


Role-Playing - Representação de papel, ou seja, no jogo és representado (a) por uma personagem.


Games - óbvio: jogos


São jogos em que a socialização e o divertimento acabam por se unir. Jogos em que se pode jogar e conversar com os amigos ao mesmo tempo. Jogos onde existem vários clãs ou guilds onde existem centenas de jogadores, que nunca vimos na nossa vida. Jogos onde se progride fazendo missões ou quests, muitas delas que requerem um grupo.


E por vezes o entusiasmo pelo jogo aumenta. As horas de jogo aumentam. A sociabilização cara-a-cara com outras pessoas diminui.


E aí é necessário observarmos os sintomas de vício:


Preocupação - Por norma o viciado fica constantemente preocupado com a internet/consola quando está off-line ou se estraga e mal consegue pensar noutra coisa


Necessidade - O viciado necessita de jogar durante várias horas para sentir a "excitação" necessária.


Irritabilidade - O jogador irrita-se quando os pais ou familiares lhe tentam retirar o jogo, discute várias vezes para obter o jogo.


Mentira - O viciado tem o hábito de mentir para incobrir normalmente o número de horas que passa a jogar, ou o preço do jogo.


Apatia - O viciado em jogos tem falta de interesse em actividades que sejam realizadas fora da sua consola ou do seu computador.


Tempo - O tempo de jogo é determinante para saber se a pessoa é viciada ou não, a partir de 8 horas por dia a jogar todos os dias pode-se dizer que uma pessoa é viciada.


Se virem algum conhecido vosso com estes sintomas, o site http://fnintendo.net/forum/artigos-fnintendo/(artigo)-vicio-dos-video-jogos/ do qual eu copiei os sintomas, tem algumas dicas para ajudarem os vossos amigos/familiares.


Todos os temas dos "Assuntos Sérios" acabam relacionados comigo, quer seja por alguma experiência ou por ter ouvido falar dela (como no caso dos blogs da anorexia).


Neste caso, estou directamente relacionada com o assunto, porque jogo num MMORPG chamado "World of Warcraft", que já devem ter ouvido falar, ou, no caso de quem me conhece, já me devem ter ouvido falar das minhas personagens, dos meus niveis, etc.


E, verdade seja dita, é muito facil viciarmo-nos nestes jogos. Eu falo por experiência própria.


No caso do WoW, começa-se por escolher uma raça (humano, elfo, etc) e uma classe (druid, warlock, rogue, warrior, paladin, hunter, priest, shaman, mage).


Começa-se no nível 1.


Para subir é necessário pontos de experiência (XP), que se ganham fazendo quests, matando inimigos e descobrindo novos lugares.


O nivel máximo é 60 se tivermos o Jogo "Simples". 70 se tivermos a expansão "The Burning Crusade". 80 na expansão "Wrath of the Lich King", que está neste momento em beta (podemo-nos inscrever para experimentar, e alguns jogadores são escolhidos)


E a aventura começa. Fazemos quests. Subimos níveis. Ganhamos novos talentos. Novas armaduras. Novas armas. A pouco e pouco vamos entendendo mais sobre o jogo. Aos poucos, atrasamo-nos para jantar porque faltam "acabar 2 quests para chegar ao nível 57". Deixamos de sair porque "tenho raid das 19 às 23". Aos poucos, pensamos cada vez mais no jogo, falamos cada vez mais no jogo, jogamos cada vez mais.


E quem não se controla, acaba mesmo viciado.


Enquanto pesquisava algumas coisas sobre este tema, encontrei um teste para saber o quanto sou viciada no Wow. Eis o resultado:


Your result for The World of Warcraft Addiction 2 (Burning Crusade Update) Test by herjazz ...


Casual Player:


Your score is 39%


You are a casual WoW player. You can live without the game, but enjoy playing it. You are probably not going to be addicted to the game, although the game itself is addicting (Blizzard knows about this and engineered it just like Marlboro knew about it and engineered their cigarettes). So be careful...!


Traduzindo, sou uma pessoa que gosta de jogar, mas que consegue viver sem o jogo.

Mas os 39% de vicio nao me impedem de estar neste momento a ver o cinematic do WoW no youtube. (cinematic - trailer, no entanto nao se usam personagens a jogar, mas sim, animações com grande qualidade, como se fosse para um filme). Adoro as Cinematics deste jogo, e por vezes ligo o jogo apenas para as ver.


Este post tem mais opinião pessoal do que propriamente "assunto sério", mas eu queria mesmo partilhar convosco esta minha opinião.


Desculpem o tamanho do post.

Sem comentários: