quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Things I like about Lisbon - I

Gosto da liberdade, de poder levantar-me da cama com calma sem ter ninguém a relembrar-me que já devia estar vestida porque estou atrasada para ir para as aulas. Gosto que não me controlem o que faço durante o dia, o que estudo e não estudo, o que arrumo ou desarrumo, a hora de jantar ou de deitar. Gosto de ser preguiçosa e poder deixar o quarto desarrumado e a loiça por lavar sem ninguém dizer nada. Gosto dos momentos de responsabilidade que surgem passado uns dias e que me fazem deixar o quarto limpinho e a loiça lavada. Gosto da sensação de anonimato, tão diferente da minha vila pequenina. Gosto de passar por senhores a conversar em bancos de jardim ou senhoras a conversar à porta das mercearias e saber que não se calaram subitamente para me ver passar e que após a minha passagem não virá a cuscuvilhice habitual de "Quem é esta? Ah, é a filha de X, neta de Y". Gosto de poder caminhar na rua em silêncio, sem me sentir obrigada a dizer bom dia a toda a gente, porque na minha terra parece mal não cumprimentar as pessoas. Gosto de observar as pessoas no metro e tentar adivinhar onde vão sair. Gosto quando alguém me acompanha à máquina de café da faculdade. Gosto de me rir das piadas das pessoas que estão ao meu lado mesmo que não as conheça.

(to be continued...)

Sem comentários: