domingo, 10 de março de 2013

My first cooking post

De vez em quando falo aqui do pudim de bolacha Maria.
Ora, este pudim não é nada mais nada menos que um pudim simples ao qual junto bolacha Maria desfeita antes de cozer. But first things first. Tudo começou há algum tempo, quando estava em casa a precisar de doces. Normalmente nestas alturas ou vou comprar qualquer coisa doce à mercearia, ou faço um bolo de caneca. Queria fazer o bolo de caneca, só que não tinha farinha. Ora, com apenas ovos, açúcar e leite como ingredientes, que doce é que podia fazer? E lembrei-me: pudim! Então lá fui fazer uma pesquisa por "pudim de caneca". Entre montes de receitas normais que nem davam para reduzir porque levavam todas leite condensado (que eu não tinha), lá encontrei este post. Já fiz imensas experiências com essa receita - algumas saem bem, outras menos bem.

Ingredientes:
1 ovo
2 colheres de sopa de açúcar
1/2 caneca de leite (mais coisa menos coisa)
[sumo de laranja/aroma de baunilha/chocolate em pó/bolacha Maria/...]

O post sugere fazer caramelo com 1 colher de sopa de açúcar e 1 de água. Eu ainda tentei fazer isso, até ao dia em que estalei uma caneca quando a tirei do microondas quente e pousei em cima de um pano.

A preparação, nada mais simples:
Aquecer o leite no microondas (só para ficar morno, no meu é 1 minuto). 
Bater o ovo com o açúcar (eu descobri uma vara de arames cá em casa, mas antes usava um garfo). 
Juntar o leite morno com cuidado. Juntar o que se quiser para aromatizar (gosto de aroma de baunilha, ou bolacha Maria esmagada. Or both).
Levar ao microondas. No meu são entre 2m30s a 3 mins, mas pode ser mais ou menos. Como diz no post, é tirar do microondas assim que começar a borbulhar. 
Quando tiro do microondas, ponho a caneca numa base de cortiça, cubro-a com película aderente e depois com um pano de cozinha por 10 mins.

Da minha experiência pessoal, posso dizer:
1. Aquecer o leite. A textura dos pudins saía-me sempre meio estranha até que comecei a juntar o leite morno.
2. Não gosto muito de comer o pudim quente. Primeiro, porque ganha uma espécie de água à volta, e parece que não como pudim nenhum. Segundo, porque se vou desenformar desmancha-se todo.
3. Normalmente ponho no frigorífico durante umas 3 ou 4 horas, ou então 2 horas no congelador.
4. Não é um doce de fazer e comer de seguida, infelizmente. Mas é óptimo para fazer umas horas antes do jantar, por exemplo.
5. Se juntarem bolacha Maria esmigalhada, ela vai formar uma capa na parte de cima da caneca. Assim, sabe-se que o pudim está pronto quando a capa de bolacha começar a subir.
6. A coisa boa da bolacha Maria é que é bastante doce, e combina muito bem com o pudim frio. 

Sem comentários: