domingo, 23 de junho de 2013

Guia para um curso de Informática

Se estás a terminar o secundário e pensas seguir para Informática, este post é para ti. Dicas de uma gaja, após 3 anos de licenciatura (e muitos neurónios queimados). Nota: As dicas podem não se aplicar a todas as faculdades. Kkthxbai

1. Se nunca programaste na tua vida e alguém te disser que não te safas no curso (ou que vai ser muito difícil, etc etc) se não souberes já programar: Não te assustes e manda-os cagar à mata, à fava, à merda, para onde quiseres. As cadeiras de introdução à programação irão servir para isso.

2. As matemáticas do ensino superior são lixadas. Vais sentir muitas, mas muitas saudades da Matemática A.

3. Se a tua faculdade permitir fazer cadeiras apenas por exame final: evita fazê-lo. Eventualmente vais desligar da matéria e quando chega a altura de estudar vais estar fodido/a e a probabilidade de a cadeira ficar para trás é bastante alta.

4. Por amor da santa, não vejas as cadeiras como "Ah, isto é difícil, faço para o ano". Há umas semanas ouvi uns caloiros terem essa conversa e deu-me vontade de corrê-los ao estalo. Se não fizeres as cadeiras no semestre devido, vais fazê-las noutro semestre, não duvides.

5. O teu primeiro trabalho de grupo vai ser muito estranho. O teu primeiro grupo de trabalho possivelmente nunca mais irá trabalhar junto. Tenta conhecer o máximo de pessoas possível, vê quem trabalha melhor, e esforça-te: Se pessoas que trabalham bem souberem que trabalhas bem, não irão recusar propostas para grupo de trabalho. A menos, claro, que já tenham mesmo grupo. Ou se estiverem à espera dos amigos para fazerem grupo juntos (infelizmente vi muitos casos de grupos por amizade)

6. Se não jogas LoL, WoW, Dota ou algo do género, é bem provável que comeces a jogar.

7. Dá sempre o teu melhor e não faças os mínimos "só para passar". 

8. É muito provável que o café se torne um grande amigo teu.

9. Vais ter professores bons, professores menos bons, professores meio chanfrados e professores super sérios. Respeita-os minimamente. O secundário acabou e eles não têm problemas em mandar para a rua ou anular testes/exames (e não há paizinhos que te safem).

10. Se queres ir para informática para aprender a fazer jogos: lamento. Vais ter de aturar 3 anos de matemáticas, físicas, programações e tudo o mais. Podes fazer uns joguitos pelo meio, mas nada de mais. No final dos 3 anos podes seguir um mestrado em Multimédia e aí podes fazer jogos. E vídeos, e edição digital, e tudo o mais.

11. O melhor conselho que me foi dado nestes três anos (adaptado por mim): Isto é difícil. Damos muitas cabeçadas na parede, queimamos muitos neurónios e perdemos muitas horas de sono (e no meu caso, entra-se muitas vezes em desespero). Mas tudo se faz. Passo a passo, com muita paciência. Mas faz-se.

Sem comentários: