segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Bittersweet cleaning

Acho que já escrevi aqui algumas vezes que gosto de fazer coisas rotineiras a horas estranhas (tipo imprimir um artigo relacionado com a tese às 3 da manhã, ou tomar duche às 5 da manhã).
Ontem (hoje, vá) não tinha sono e deu-me para limpar o portátil às 4.
Limpar o portátil é uma tarefa agridoce. Primeiro, porque a maior limpeza é mesmo a do teclado. Apesar de não ser a coisa mais aconselhada deste mundo, eu tiro as teclas para limpar por baixo, o que, primeiro, é aborrecido - tirar tecla a tecla com cuidado e limpá-las, porque o pó e o suor/sujidade dos dedos agarram-se às extremidades - e segundo, porque há teclas que são o cabo dos trabalhos para tirar - as teclas mais pequenas dos teclados estão presas apenas com umas molas de plástico, mas as teclas maiores (Enter, Spacebar e assim), para uma maior suavidade/uniformidade ao pressionar, têm ainda um pedaço de arame que as tornam difíceis de tirar e ainda mais difíceis de voltar a colocar. Tipo assim:


Depois de tirar as teclas, o portátil fica uma coisa deste género:


Apresento-vos o meu portátil sem teclas. Ta da!
Por debaixo das teclas existe uma "folha" de plástico com borrachinhas (que se vê na foto, e que eu também tiro para limpar) e debaixo dessa folha existe outra, mas com um circuito "desenhado" (que eu ainda não me atrevo a tirar). Para além das folhas de plástico, existiam migalhas, cotão, pó, pestanas e sobrancelhas caídas e ainda pêlos da minha gata.

Depois de muita escovadela e aspiradela com o meu aspirador USB comprado na loja dos chineses, muita paciência a encaixar as teclas uma a uma, e uma passagem ao ecrã e resto do portátil com um pano dos óculos molhado com limpa vidros, veio a parte "doce" da limpeza: as teclas parecem mais agradáveis de carregar, o ecrã não tem a camada de pó do costume e no geral parece que tenho um portátil novo. 

Só é pena a rachadela que tenho na base, junto às tampas que tapam a motherboard e afins (juro que não sei como a fiz, mas já aumentou desde que a detectei). 
E a placa gráfica a passar-se. 
E a placa de wi-fi idem.


Sem comentários: