segunda-feira, 8 de junho de 2015

IT gym.

Este fim de semana resolvi investigar os conteúdos do computador velhote lá de casa dos meus pais (há cerca de 2 ou 3 anos um familiar deu-nos um computador antigo que já não usava mas que ainda assim era melhorzito que aquele).

Problema: o raio do bicho ligar ligava, fazer barulho fazia, mas aparecer coisas no ecrã é que nada. Depois de verificar as ligações e inclusivé verificar se o monitor funcionava (liguei-o ao meu portátil e sim, funcionava) pedi ajuda ao meu namorado e a solução foi armar-me em técnica, pegar na chave phillips e inspeccionar o bicho lá por dentro.
(Alguma vez pegaram numa torre de computador? São pesadas como tudo.)

Como não dava muito jeito abrir a torre no sitio onde estava (perto do chão, numa divisória própria na secretária), tive mesmo que pegar nela e levar para outro sítio mais alto.

Pronto, e entre pegar na torre, abrir, dar um toquezinho nos fios que alimentam a motherboard, voltar a pôr no chão e ligar, desligar, voltar a abrir, desligar as drives de CDs e disquete da alimentação, voltar a ligar, desligar, abrir, tirar as memórias, voltar a ligar, desligar, tirar a pilha da motherboard (para quem não sabe os computadores têm uma pilha lá dentro), voltar a ligar, desligar, abrir, voltar a colocar uma das memórias, ligar e finalmente ter sucesso, fiquei com os braços e as pernas feitos num oito.

Mas ao menos o computador ficou a funcionar.
(Só não tive tempo de voltar a colocar a pilha da motherboard, nem experimentar colocar a outra memória de volta, nem voltar a ligar as drives de cds. Sem problema, ninguém usa aquele computador mesmo).

Sem comentários: