sexta-feira, 25 de agosto de 2017

In vs Out

Há cerca de um ano atrás tive de ir pesar-me e medir a tensão à farmácia, para poder preencher uns impressos do seguro de saúde. Sabia que tinha engordado bastante entre os meses de desemprego e o estou-cansada-e-é-tarde-vou-mas-é-comprar-uma-lasanha-para-o-jantar, mas não sabia que tinha sido TANTO.

Não sabia bem por onde começar para me livrar do peso, e não sei bem como, fui parar ao reddit. Talvez estivesse à procura de receitas, ou de opiniões, ou o que quer que seja, não me lembro. Só sei que acabei no loseit. E descobri a contagem de calorias. Ou CICO (calories in vs calories out).

Eu sinto-me sempre desconfortável a falar do CICO com alguém porque existe uma ideia muito pré-concebida na cabeça das pessoas sobre dietas: Se tens peso a mais, então tens de ir ao nutricionista e inscrever-te no ginásio e passar a comer frango grelhado com salada a todas as refeições e só comer bolachas de arroz ou iogurte natural ao lanche, e quando fores almoçar fora com amigos tens de ser aquela pessoa que pede frango grelhado com salada num restaurante de francesinhas, porque dieta é sacrifício e não podes desviar-te nunca. E livra-te de jantar outra coisa que não um prato de sopa.

Nada contra a sopa e o frango grelhado com salada. Gosto bastante. Já a parte do sacrifício e das limitações, nem tanto.

Então e o CICO? Bom, o CICO pode ser considerado dieta no sentido em que, efectivamente, existe perda de peso, mas no fim acaba por ser mais uma mudança de estilo de vida. Só que com calma, sem restrições, sem culpas, e sem ginásios, se assim o quisermos. As bases são as seguintes:

  • O corpo humano consome um determinado total de calorias (chamemos-lhe X) por dia entre manter o seu funcionamento (bombear sangue, digerir comida, etc.) e a actividade física que fazemos (ir para o trabalho, ver televisão, fazer uma caminhada, lavar a loiça).
  • Se consumirmos mais que as X calorias por dia, o extra é armazenado, e engordamos.
  • Se consumirmos menos que as X calorias por dia, o corpo vai consumir o excedente que está armazenado. E emagrecemos. 
  • Se consumirmos tantas calorias quanto as que gastamos, mantemos o peso.
E é basicamente isto. Quer dizer, há mais coisas, mas é isto a base da minha "dieta". Depois é só calcular o número ideal de calorias a consumir por dia, e tentar não consumir mais do que esse número. Existem várias aplicações para smartphone que fazem o cálculo e permitem registar a comida e calorias. Eu uso o MyFitnessPal (e uma balança de cozinha, sempre que possível), mas sei que existem outras.

Desvantagens? É preciso entrar TODOS os dias na aplicação, e inserir TODA (mesmo TODA) a comida ingerida. Mesmo aquela batata frita que roubámos do prato de outra pessoa, ou aquela colherada de sobremesa a que não resistimos. Idealmente devemos pesar todos os ingredientes que usamos a cozinhar para garantir uma contagem mais correcta. Às vezes sinto-me maluquinha quando vou pesar 10 gramas de M&Ms. Mesmo sendo flexível, implica alguns sacrifícios, porque muitas vezes é preciso controlar as porções e comer menos e no fim do almoço ficamos "só" saciados e não cheios, como de costume. Implica algum planeamento, porque se vamos almoçar fora todos os dias com os colegas de trabalho, convém garantir que não comemos demais e que conseguimos fazer uma contagem o mais correcta possível das calorias. Implica ter alguma paciência, porque a perda de peso não é linear e muitas vezes quando vou à balança vejo mais um quilo e só me apetece mandar tudo para o caraças e comer um pacote inteiro de bolachas. Embora muito provavelmente 2 dias depois a balança vá marcar menos um quilo e meio.

Vantagens? Imensas.
Primeiro (e agora consigo sentir os nutricionistas deste mundo a arrepiarem-se), calorias são calorias. Ponto. Desde que ao fim do dia tenhamos consumido menos calorias do que as que gastamos, fica tudo bem. Isso permite-me comer coisas "não-saudáveis" frequentemente, e ajuda a mitigar a sensação de sacrifício.
Segundo, curiosamente, o facto de não haver restrições ajuda-me a fazer escolhas mais saudáveis! O facto de registar todas as calorias e quantidades ajuda-me a ter uma noção do que é mais ou menos calórico, e como tal, ao longo do tempo tenho vindo a aumentar a quantidade de vegetais às refeições (porque enchem e são pouco calóricos), a diminuir as quantidades de hidratos de carbono e controlar as quantidades de proteína.
Terceiro, tem-me permitido perceber que a perda de peso é tudo menos linear. É bem possível que ao fim de uma semana a comer dentro do limite de calorias a balança marque mais um quilo. Às vezes ganho dois quilos de um dia para o outro. Outras vezes tenho um dia em que como mais do que devia e no dia seguinte a balança marca menos peso. Ganhei o hábito de me pesar todos os dias (mais coisa menos coisa), e aos poucos vou-me habituando às variações. Ter um gráfico ajuda a ver a big picture (tenho um no google drive, mas também há apps).
Quarto, a perda de peso (well duh). No fim de contas é isso que importa.

Em jeito de conclusão, aconselho o CICO mas se estiverem interessados (não sei se alguém ainda visita este cantinho), tomem o meu conselho with a grain of salt. O que escrevi aqui é uma opinião. Não sou médica, não sou nutricionista, não sou de todo profissional neste assunto, por isso usem a cabeça antes de fazer o que quer que seja.

Não sei se isto vai ser viável a longo prazo. Não sei o que vai acontecer quando chegar a um peso saudável. Não sei se vou contar calorias para o resto da vida. Mas para alguém que tem lutado com o excesso de peso a vida toda, o segredo aqui é focar-me um dia de cada vez.

Deixo-vos o meu gráfico do peso, com uma linha de tendência que explica o quão irregular consegue ser a perda de peso. Sem números, claro, que essa parte é um bocadinho embaraçosa.






Sem comentários: