terça-feira, 3 de julho de 2018

Throwback

Ontem durante a minha hora de almoço pus-me a analisar a lista de blogs que sigo no feedly. Ainda lá tenho o blog da M, apesar de não falar com ela há uns 3 ou 4 anos, e apesar de o blog dela estar fechado, ainda consegui ler alguns dos posts pelo feedly. E deu-me a nostalgia. E um bocadinho de tristeza. A coisa de que tenho mais saudades nisto de ser adulta é de ter amigas, como o nosso grupinho do secundário.

Tenho saudades do grupinho que jogava sueca italiana no intervalo das aulas e que ia lanchar à pastelaria para ocupar o tempo antes de apanhar o autocarro. Nas idas à piscina municipal durante o Verão combinadas pelo MSN. De esperarmos todas os resultados das colocações na faculdade. De passarmos a combinar almoços cada vez mais espaçados, conjugar os fins de semana passados na terra, tentar compactar no espaço de horas as novidades dos últimos meses.

Não sei bem quando é que me afastei. Suponho que tenha sido quando comecei a recusar convites em alturas em que tinha demasiadas coisas no meu prato - toda a logística quando acabei a licenciatura e tive de tratar da papelada para me candidatar ao mestrado noutra faculdade, o dito mestrado e a adaptação a uma nova rotina, o tentar equilibrar os fins de semana passados na terra para ver a minha familia com os fins de semana passados em Lisboa para estar com o meu namorado. Depois arranjei um segundo número de telemóvel e gradualmente deixei de usar o antigo. E depois não sei, mas eventualmente deixei de receber convites. Ao início nem reparei porque estava demasiado imersa na minha própria vidinha (e a tentar equilibrar todas as coisas do parágrafo acima), mas um dia vi fotografias no Facebook. E doeu. Tenho pena de ter perdido o contacto. E tenho pena de não ter coragem de voltar ao contacto - afinal, como é que se volta a falar com alguém ao fim de tantos anos? Mandar uma mensagem no facebook e de repente voltar a pedir novidades parece tão estranho, tipo "olá? lembras-te de mim? conta-me todas as novidades dos últimos anos!". E se já não quiserem nada comigo, a amiga estranha e pouco feminina que é informática e não sabe falar com pessoas? E se tiverem a sua vidinha e um grupo de amigos da faculdade e já não estiverem interessadas na grupeta do secundário que jogava sueca italiana? Tantos se's, tanta insegurança, tanta fobia...

Não sei se alguma das meninas ainda lê o blog (se sim, olá!) e nem sei se ainda se lembram de mim (afinal sempre fui socially awkward e nem sempre me sentia 100% dentro do grupo). Mas eu lembro-me bastantes vezes dos bons momentos com aquele grupinho. And I guess I'll always have that.

1 comentário:

IB disse...

Nunca foste esquecida!
Houve convites enviados que continuam pendentes. Sempre foi um grupo unido, não devias (se quer!) pensar em coragem para voltar a contactar. Contacta apenas! Continuamos cá a perguntar como estás. ;) Beijinhos