Às vezes costumo vir aqui escrever uma ou outra queixa sobre o meu trabalho, mas normalmente nunca me alongo - isto porque normalmente até escrevo durante o horário de trabalho, e não convém perder muito mais do que cinco minutos a escrever um post. Às vezes ao serão até escrevo um post sobre o quão nódoa me sinto, ou que me sinto desmotivada.
No entanto acho que nunca escrevi sobre as vezes em que o stress leva a melhor de mim. Nao sei se ainda existe aquela ideia do engenheiro informático que passa o dia de phones numa cave escura a olhar para o computador e a debitar linhas de código - mas o meu trabalho está um bocadinho longe disso. Sim, passo imensas horas ao computador a debitar linhas de código, mas também passo imenso tempo a pensar como organizar o código para que seja mais eficiente e para que bata certo com os requisitos, tenho que prestar contas ao meu chefe e à minha equipa, tenho que ser responsável por certas áreas do produto que desenvolvo, tenho que procurar coisas interessantes e desafiantes para trabalhar, tenho que cumprir prazos, e tenho que agradar a toda a gente, basicamente - ao meu chefe, à minha equipa, aos meus stakeholders, às outras equipas, às regulações, you name it.
Em parte é por isso que existem equipas e que cada equipa tem mais do que apenas pessoal de engenharia - assim o trabalho é prioritizado e distribuído.
Mas há alturas complicadas. Há duas semanas tive uma semana infernal em não consegui trabalhar em nada do que era suposto porque tive de perder tempo a resolver problemas - que não eram de todo responsabilidade minha, mas que tive de simplesmente resolver. Quando finalmente consegui trabalhar alguma coisa, o meu computador pifou - e perdi uma data de trabalho que ainda não tinha posto no github. Tive que voltar ao portátil antigo e refazer o trabalho perdido, e basicamente fiquei com a semana que passou para fazer o trabalho que tinha planeado para 2 semanas. Ao longo da semana alguém não-engenheiro na minha equipa resolveu implicar com decisões de engenharia que tomei - e isto implicou ter de responder às mesmas perguntas N vezes só para ter sempre a mesma reacção negativa do outro lado. Era suposto ter ido ao ginásio duas vezes esta semana mas só fui uma - porque eu vou ao ginásio ao fim do dia, mas em vez disso fiquei até mais tarde no escritório a tentar adiantar o máximo de trabalho possível. Acabei por não entregar nada. Sexta feira foi um alívio - não só foi o último dia da semana, como não pude ir à última reunião do dia para apanhar o autocarro para a terra (acreditem, ainda bem que não fui).
Até que hoje (ontem?) caí no erro de consultar os mails e o chat do trabalho e, não havendo comunicações directas, vi comentários da mesma pessoa que me bombardeou de perguntas durante a semana. E fiquei passada e stressada para o resto do dia.
A sério, porque raio é que eu vou ver os mails de trabalho ao fim de semana? Estúpida.
Este ano vou fazer 3 anos nesta empresa. Sou das pessoas mais novas ali, mas tenho crescido e evoluído imenso durante este tempo. Sou considerada uma pessoa com experiência em áreas complicadas do produto em que trabalho. O meu chefe tem confiança em mim e aposta em mim e na minha formação. Tornei-me muito mais consciente dos meus defeitos e das minhas inseguranças. Principalmente das minhas inseguranças. E da falta de confiança em mim própria. Portanto Estas situações deixam-me completamente de rastos. Não só estou a ver toda a minha competencia a ser questionada, como uma das pessoas da minha equipa em quem confio mais e que me apoia mais me puxou um bocado o tapete debaixo dos pés. E não, não é a primeira vez - na realidade aconteceu uma situação muito semelhante há um ano atrás.
Neste momento não sei como lidar com a situação - a única coisa que sei é que tenho um prazo fixo para acabar aquelas tarefas. Podia dar uma palavrinha ao meu chefe, podia dizer à pessoa em questão que, se quer tomar decisões de engenharia entao que vá para engenheiro, ou posso ficar calada - que provavelmente é o que vai acontecer porque estas situações são mais fogo de vista do que outra coisa
Só sei que tudo isto me deixou a cabeça em alvoroço e eu precisava de desabafar de alguma maneira. E com isto já são 3 da manhã, estou quase sem bateria no ipad, e devia ir dormir...
Sem comentários:
Enviar um comentário